quarta-feira, março 08, 2006

Síntese das discussões em 06/03/2006

  • Pontos Levantados:
    Estamos em um momento histórico e a pressão para a mudança;
  • Interesse e a necessidade de (re)organização do Corpo Docente;
  • Precisamos definir o que é o presencial e o que é a distância. Como operacionalizar isso associado ao currículo por competência? O que é desenvolver no aluno a autonomia?A resistência a mudança, ao novo. A falta de conhecimento leva a resistência a mudança.
  • Falta de crença no produto.
  • Há uma desconstrução da relação no processo educacional para que possamos produzir um cuidado em saúde de qualidade;
  • Necessidade de seguir um parâmetro de professor ideal.
  • Sobrecarga de trabalho do corpo docente e adoecimento. A situação problema reflete a realidade do Departamento. Necessidade de encontrar um jeito melhor de trabalhar. (re)definir a contratação de professores?
  • A necessidade de participação e compromisso de todos. O sucesso do Currículo depende do comprometimento de todos. É preciso haver um melhor compartilhamento de conhecimentos.
  • O sentimento passado pela situação-problema reflete aumento da carga de trabalho.
    Há uma necessidade interna do departamento pela mudança e ao mesmo tempo uma pressão externa;
  • A situação-problema demonstra que estamos cada vez mais fazendo mais coisas em menor tempo. Há um distanciamento maior do aluno. “Somos máquinas espoliadas”;
  • A proposta escrita do Currículo é bastante explícita para as disciplinas, contudo são muitas as dificuldades econômicas do processo de criação. O professor é o gerente do processo de ensino-aprendizagem. Há uma usurpação do trabalho com pouco respaldo financeiro.
    Há uma desvalorização do que se faz. O estágio é uma metodologia ativa. O fazer é uma metodologia ativa. A subjetividade está no ensino na Enfermagem. Há um confronto entre o fazer e o conceber.
  • Devemos conceber como se faz. Não perder de vista as coisas que já foram desenvolvidas;
    Existe a preocupação com os jargões que se criam como se eles fossem a solução.
  • O departamento de Enf. já desenvolve metodologias ativas. Há uma tendência a se negar o que já foi feito como se somente neste momento inicia-se a mudança.
  • A necessidade do Departamento se posicionar em relação a essa proposta de mudança.
    Precisamos discutir a mudança do currículo integrada ao contexto.
  • O volume de atividades desenvolvidas, situado no processo de trabalho do departamento. Identificar qual a relação do pró-saúde com esta proposta do Novo Currículo. Não é possível este maior distanciamento da prática e a transferência das atividades para o campo prático.
  • Parece que a proposta que foi assinalada de o enfermeiro do campo pode absorver as demandas educacionais, sendo o professor um supervisor/condutor deste processo classificaria o trabalho do professor como de menor competência prática;
  • Mudança de função do professor. Sentimento de desconexão. Utilização de metodologia pró-ativa?

2º Momento : Continuação das discussões no período da Tarde

Questões teóricas levantadas no grupo para responder a situação-problema:

Alicia
Como é feita a avaliação e a preparação do professor para o acompanhamento de estágio?

Vitória:
Como fazer a socialização da metodologia ativa para que o grupo fale a mesma linguagem?

Marisa:
Quais são os fatores macro-contextuais que influenciam na construção e operacionalização do novo currículo? e o que precisamos fazer para enfrentá-los?
O que seria um “jeito de trabalhar melhor” na perspectiva de implantação do novo currículo?
Como compatibilizar a carga de trabalho do Departamento com as novas necessidades impostas pela implementação do novo Currículo?
Qual a relação do Pró-Saúde e a implementação do Novo currículo da Enfermagem?
Qual o entendimento que temos obre as duas modalidades/estratégias de aprendizagem: “presencial e a distância?”.
Quando uma metodologia é ativa e quando ela deixa de ser?

Edilza
Saber se os fundamentos e a organização do ensino estão pensadas para os países de primeiro e terceiro mundo?
As pessoas formadas neste sistema proposto têm atingido um nível de excelência que estas metodologias produzem?
Estas metodologias ativas também produzem tédio?

Rosane
O que é um jeito de
melhor trabalhar?

Alexandre
A adoção de novas metodologias não estaria condicionada a uma reformulação das atividades do docente extra-classe?
Esta reformulação não deveria ser prioridade no processo de reforma curricular?

Keyla

Como a implantação de uma metodologia ativa poderá diminuir a sobrecarga de trabalho sem prejudicar o ensino-aprendizagem dos alunos?

Ana
Como se organiza o espaço/ambiente para que ocorra o processo de ensino-arpendizagem para implantação e operacionalização das metodologias ativas?
Como se constrói uma filosofia de educação visando esta proposta de ensino tendo como estratégia as metodologias ativas?

Grace
De que forma se desenvolvem as metodologias ativas no ensino presencial e não presencial? Isto pode ocorrer simultaneamente?
Como se dá a aprendizagem a partir de metodologias ativas?
O que seria aprendizagem significativa a partir da utilização de metodologias ativas?

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